quarta-feira, 4 de março de 2009

Contribuição do Curso de Segurança do Trabalho

1. O que a OIT fez para proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores?
Adotou 6 convenções, limitação da jornada de trabalho, proteção da maternidade, trabalho noturno para mulheres, idade mínima para admissão de crianças e trabalho noturno para menores.
2. Em que se constitui a declaração dos direitos humanos com relação ao trabalhador?
Se constitui em uma fonte de princípios na aplicação das normas jurídicas, que assegura ao trabalhador o direito ao trabalho, a livre escolha de emprego, as condições justas e favoráveis de trabalho e a proteção contra o desemprego, o direito ao repouso, ao lazer, limitação de horas de trabalho, férias remuneradas e periódicas além do padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar.
3. Qual foi o marco importante que ocorreu após a 2a guerra mundial, e onde ocorreu?
É assinada a carta das Nações Unidas em São Francisco, em 26 de junho de 1945, que restabeleceu nova ordem na busca de preservação, processo social e melhores condições de vida das futuras gerações.
4. Qual a finalidade de se assinar a Carta das Nações Unidas?
Para estabelecer novas ordens na busca de preservação, progresso social e melhores condições de vida das futuras gerações.
5. Qual o conceito estabelecido com a criação da OMS?
Saúde e o completo bem estar físico, mental e social, e não somente a ausência de afecções ou enfermidades e que um gozo no grau máximo de saúde que se pode alcançar é um dos direitos fundamentais de todo ser humano.
6. Que órgão regulamenta os artigos contidos na CLT, por meio da Portaria no 3.214, que criou 28 normas regulamentares?
O Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho.
7. Com o término da 2a Guerra Mundial foi assinada a carta das nações unidas que passou a estabelecer ordem em uma determinada luta pelo progresso social, e condições saudáveis de vida. Qual foi a importância dessa carta para a evolução dos direitos trabalhistas para gerações futuras?
As empresas e indústrias passaram a se preocupar com a organização de trabalho, destacando a qualidade de vida de seus trabalhadores, tendo como principal objetivo a saúde e segurança de cada trabalhador influenciando sua área de exercício, onde os direitos foram regidos de acordo com as necessidades dos indivíduos.
8. Qual foi o principal decreto legislativo responsável por organizar os serviços de saúde, medicina e segurança no trabalho?
Decreto Legislativo 3.724, responsável por fiscalizar as condições de trabalho.
9. Com o tratado de Versalhes, organizado pela OIT, 6 convenções foram adotadas para discutir sobre as condições de trabalho. O que ficou estabelecido?
Limitação da jornada de trabalho; proteção à maternidade; trabalho noturno para mulheres; idade mínima para trabalho de crianças; trabalho noturno para menores.
10. O que a Declaração Universal dos Direitos do Homem assegura ao trabalhador?
Oferece livre escolha de emprego, direito a repouso e ao lazer, limitação de horas de trabalho, férias, além de padrão de vida capaz de assegurar ao trabalhador e as sua família saúde e bem estar.
11. Na revolução da agricultura, o homem buscava a subsistência para sobreviver, sem condições de trabalho e saúde. Hoje o homem supostamente tem condições favoráveis de trabalho e saúde. É possível afirmar que hoje em dia as doenças de trabalho aumentaram. Explique por quê?
As doenças do trabalho aumentaram em proporção, a evolução e a potencializarão dos meios de produção, com as deploráveis condições de trabalho e da vida das cidades.
12. O que foi objetivado e adotado na OIT com o advento do Tratado de Versalhes de 1919?
Foi objetivado uniformizar as questões trabalhistas, a superação das condições subumanas do trabalho e o desenvolvimento econômico. E adotou 6 convenções destinadas a proteção da saúde e a integridade física dos trabalhadores.
13. Para onde se voltaram as questões com a criação do CECA em 1952?
Foram voltadas para a segurança e medicina do trabalho nos setores de carvão e aço, estimulando até hoje os projetos nesse setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine o boletim do nosso Blog

ACOMPANHE NOSSO BLOG