quarta-feira, 11 de março de 2009

[Reclamação] Descontentamento com a Faculdade

Caros amigos,

Permitam o desabafo de uma aluna que desde o início desse semestre vem se desgastando com o descaso da faculdade.

Ocorre que o semestre já se iniciou de forma precária; a grade de disciplinas não estava definida e os alunos tinham que assistir aulas de matérias que sequer tinham definidas com sendo suas e, ainda, por vezes, assistir aulas repetidas, isso sem contar no troca-troca de salas.

Procurando o coordenador do curso, prof. Thiago, dentro do horário definido para o meu turno, o mesmo sempre estava em aula ou então ocupado com outros alunos em situação similar e, dessa forma, até o presente momento minha grade não está oficialmente definida, eu mesma a fiz, sem orientação do coordenador.

Quanto à grade, das cinco disciplinas que curso esse semestre, quatro são com o mesmo professor. Não estou questionando a capacidade do professor que, na minha opinião é excelente mas, entendo que a diversidade de professores enriquece nossa aprendizagem na medida em que cada professor traz consigo não só o conhecimento teórico da matéria mas também suas experiências na profissão, cada qual com sua especialidade.

No que se refere à disciplina "Processo Civil II" o professor Abdala, que vinha a ministrando, foi substituído sem nenhum argumento plausível pois já é de nosso conhecimento que o referido professor tem disponibilidade de horário e ocorre que seria muito mais proveitoso para nós do ponto de vista que ele daria a continuação da disciplina "Processo Civil I" que ele havia lecionado no semestre anterior;

No tocante ao troca-troca de salas, também gera desgaste pois os alunos que chegam mais cedo são prejudicados. Semana passada cheguei as 18:30 e fiquei esperando (com outros colegas) que a aula começasse na sala definida no quadro de disciplinas do pátio mas, as 19:15, após estranhar o atraso do professor, fomos informados que a aula já tinha até começado em outra sala, sem nenhum aviso e mais, quando fomos para a outra sala sentamos no final da sala, como se tivéssemos chegado atrasado. Reclamei com o professor, reclamei com a secretaria e nada foi feito!

O auge da minha insatisfação deu-se ao constatar cerca de 150 alunos para uma mesma disciplina. De inicio numa sala apertada e abafada e agora, com um pouco mais de conforto no auditório da Instituição mas que, não muda em nada o fato de serem 150 alunos numa mesma turma, misturados diversos períodos do curso, numero este muito acima do definido pelo MEC para o maximo de alunos por turma.

Ontem, após mais um dia de aborrecimentos fui procurar a direção da faculdade para tentar solucionar o problema de uma vez por todas e, as 19:30h nem o Diretor da faculdade – Prof. Garrido – e nem a vice-diretora – Profa. Rosangela encontravam-se na Instituição. Perguntado quem responderia na ausência dos mesmos a Bruna (Secretaria) informou que ninguém! Ou seja, embora o turno acabe as 21:55h estamos sem nenhum apoio da direção neste horário e ainda, se fosse do meu interesse, eu deveria voltar no dia seguinte a partir das 10h para TENTAR falar com o Diretor.

Hoje, com muito pesar, comecei a procurar outras Instituições de Ensino pois, ao meu ver, meu esforços não estão dando resultado algum e assim, todo esse desgaste não está valendo a pena.

Então lhes pergunto, esse descontentamento é só meu???

4 comentários:

  1. CARA COLEGA,
    FAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS E TOTAL INDIGNAÇÃO COM A REFERIDA INSTITUIÇÃO. O DESCONTENTAMENTO É GERAL. DETALHE: TENTA PASSAR NA SALA 07 AS 5ª FEIRAS PARA VER A PRECARIEDADE QUE É ASSISTIR AULA DE DIREITO DO TRABALHO COM A PROFESSORA CHRISTINE.
    A SALA É MUITO PEQUENA E NÃO TEM VENTILAÇÃO ADEQUADA, E NEM MICROFONE PARA QUE SE FAÇA AUDÍVEL AOS QUE ESTÃO NO FUNDO DE SALA.
    ESSE DESCONTENTAMENTO É GERAL!!!

    ResponderExcluir
  2. CARA COLEGA DE CURSO,
    O DESCONTENTAMENTO E GERAL, POIS A FACULDADE NÃO SE PREPARAROU PARA O NUMERO DE ALUNOS QUE ESTAO SE TRANSFERINDO PARA A MESMA, OCASIONANDO O CONGESTIONAMENTO NAS SALAS DE AULA, NO AGUARDO DE UMA SOLUÇAO PLAUSIVEL, SENAO MUDAREI DE FACULDADE E DENUNCIAREI O CASO AO MEC, POIS LEMBRE-SE NOS SOMOS CONSUMIDORES E FIZERAM UMA PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA, SE BASEANDO NO ART 6º,IV do CDC, E MAIS SOMOS OPERADORES DO DIREITO TEMOS O DEVER DE AGIR CONFORME A LEI, NAO PODEMOS SER OMISSOS.

    ResponderExcluir
  3. Caros colegas,
    Fui procurada por um representante da Instituição que se colocou a disposição para minimizar os problemas descritos nesta postagem.

    A principio, quanto ao problema do mesmo professor estar ministrando 4 disciplinas, o representante me explicou se tratar de um caso atípico e terminei por acatar seus argumentos. Ocorre que por eu ser uma aluna transferida, faço disciplinas do 5º, 2º e 7º periodos e, coincidiu dessas matérias serem com o mesmo professor. Como alternativa, ele me sugeriu uma mudança nas disciplinas mas considerando o tempo avançado de aulas já ministradas, preferi manter minha grade atual.

    Quanto a questao da sala superlotada, ainda que o auditório ofereça mais conforto, pedi que fossem disponibilizadas mais carteiras, um quadro negro e sistema de audio com microfone para que, conforme a colega tb falou, a aula se fizesse mais audível.

    Quanto ao troca-troca de salas, para a disciplina Contratos que atualmente vem sendo ministrada na sala 26 (apertada e abafada), solicitei que fossemos alocados no auditório com a mesma infra-estrutura descrita acima.

    Quanto à questao da Biblioteca, o representante tb me falou que a partir da proxima semana a situação estará normalizada.

    Entao, é isso! Acho que a faculdade tem tudo para crescer, basta acertar essas pendencias que geram descontentamento coletivo. Senti bastante empenho vindo da parte dele e estou confiante de que as coisas vão melhorar agora! Vamos dar um voto de confiança! Todos temos a ganhar!

    Att,
    Bianca Patacho

    ResponderExcluir
  4. Alexandre Barcellos Neves
    Cara colega de curso
    Concertesa nosso descontentamento é total,a insti
    tuição não se preparou para o nº de alunos que receberam. A mesma apenas pensou em quantidade e esqueceram o mais importante que é a QUALIDADE e
    SATISFAÇÃO DO ALUNO.
    Agora pergunto aos meus caros colegas!!!
    É desta forma que eles esperam que nós(alunos) continuemos na instituição??????
    Eu por exemplo já estou me preparando para sair da instituição no póximo período.

    ResponderExcluir

Assine o boletim do nosso Blog

ACOMPANHE NOSSO BLOG