sábado, 3 de abril de 2010

Aulas - Filosofia do Direito (Atualizado em 25/03/2010)

Elaborado por : Edson Ramos

ALIENAÇÃO

ALIENAÇÃO — O conceito hegeliano de “consciência infeliz” anda ligado à ideia de alienação, enquanto para Hegel a consciência infeliz é “a alma alienada” ou “a consciência de si como natureza dividida” ou “cindida”, conforme afirma na Fenomenologia do Espírito. Isto é, a consciência pode experimentar-se como separada da realidade à qual pertence de alguma maneira. Surge então um sentimento de separação e de desânimo, um sentimento de afastamento, alienação e desapossamento. Pode usar-se o termo “alienação”, num sentido muito geral, como qualquer estado no qual uma realidade está fora de si em contraposição com o ser ele, a separação entre o produtor e a propriedade das suas condições de trabalho constitui um processo que transforma os meios de produção em capital e ao mesmo tempo transforma os produtores em assalariados (O Capital). Logo, é preciso libertar o homem da escravidão provocada pelo trabalho que não lhe pertence (a “mais-valia” de trabalho) mediante uma apropriação do trabalho. Deste modo, o homem pode deixar de viver em estado alienado para alcançar a liberdade.
Fonte: José Ferrater Mora , Dicionário de filosofia

De um jeito ou de outro, todos nós somos alienados, a alienação é produto de um processo onde estamos envolvidos e está ligado à idéia de produção capitalista.
No campo social e político dá idéia de perda de consciência.
A alienação, comumente é confundida com ignorância, que por sua vez tem dois sentidos:
1º Mal educado, grosseiro;
2º Leigo, sem conhecimento.

A teoria Marxista nos ensina que alienação não é falta de conhecimento. As sociedades complexas levam a Humanidade à alienação, levando-a a um processo de perda de identidade.
Na visão filosófica de Marx, todos os nossos vícios advém do processo de alienação a que somos expostos e impostos.

Quadro Comparativo
NEOLIBERALISMO / CAPITALISMO = TRABALHAR (Estudar nas horas vagas)

SOCIEDADE IDEALIZADA POR MARX = ESTUDAR (Trabalhar nas horas vagas)

Para Marx, o trabalho atual não é capaz de dignificar o homem e sim, escravizá-lo, e que o Liberalismo Econômico passa a idéia de que todos os seres humanos são livres, pura ilusão pois todos nós somos presos às regras, somos livres apenas nos limites das leis e regramentos sociais.
Essa forma (utilizada pelo Liberalismo) de passar uma visão distorcida da realidade é denominada IDEOLOGIA.
IDEO = IDÉIA
LOGIA = ESTUDO

No início, a etmologia da palavra IDEOLOGIA significava o estudo das idéias, autores e filósofos e suas ideologias.
Aproximadamente em 1852, Marx e Engels escrevem o livro “A Ideologia Alemã”.
No século XIX, Hegel, filósofo alemão, insiste em escrever em seus textos sobre o tema ESPÍRITO, ou seja, a religião cristã. Por isso, Marx e Engels fazem críticas.
A Igreja Católica tinha a supremacia, a partir da reforma de Lutero essa situação muda de figura.

Naquele momento haviam duas vertentes que formavam a consciência de uma pessoa:
a) A Abstração; e
b) As condições materiais.

MATERIALISMO — Só a partir do momento em que se estabeleceu uma clara separação entre a realidade pensante e a realidade não pensante (Para Descartes “extensa”) se pôde falar de materialismo, nome que conviria, pois, às doutrinas dos que afirmam que só há um dos dois citados tipos de realidade: a realidade material ou material-extensa. O materialismo sustenta que qualquer realidade é de carácter material ou corporal. Embora a restrição do uso de materialismo a certas tendências da época moderna tenha alguma razão de ser, pode usar- se retroactivamente o nome materialismo para designar doutrinas anteriores ao materialismo moderno. Em rigor, o materialismo—chama-se epicurismo, corporalismo ou de qualquer outro modo -- é uma doutrina muito antiga:... Como filosofia, os caracteres próprios do materialismo, melhor dizendo, de cada doutrina materialista, podem ser diferentes. Com efeito, não é a mesma coisa, em princípio, o materialismo dito teórico que o materialismo dito prático. Nem sempre são equivalentes, embora muitas vezes se sobreponham, o materialismo como doutrina e o materialismo como método. Do ponto de vista histórico, o conteúdo de uma doutrina materialista depende, em grande parte, do modo como se defina ou entenda a matéria que se supõe ser a única realidade. Assim, o materialismo de Demócrito ou Epicuro é diferente do chamado materialismo dos estóicos, ou do materialismo mecanicista de Hobbes.
É comum a todas as doutrinas materialistas o reconhecer os corpos materiais como _a realidade. Nesse sentido, a matéria a que os materialistas se referem é aquilo a que pode chamar-se matéria corporal—e não simplesmente a matéria como distinta da forma. É típico em quase todos os materialistas entender a matéria ao mesmo tempo como fundamento de qualquer realidade e como causa de qualquer transformação. A matéria não é então só o informe ou o indeterminado
mas também o formado e o determinado. O conceito de matéria inclui o conceito de todas as possíveis formas e propriedades da matéria, ao ponto de o reconhecimento da matéria como a única substância não eliminar, mas com frequência pressupor, a adscrição ao material das notas de força e energia. Na ciência natural, o materialismo é um princípio de investigação que de modo algum deve alargar-se até ao campo gnoseológico e muito menos até ao campo
metafísico. Na consideração da história chama- se materialismo — materialismo histórico — à doutrina defendida por Marx e Engels, segundo a qual não é o espírito, como em Hegel, que determina a história, mas que toda a vida espiritual é uma superstrutura da estrutura fundamental das relações económicas de produção representam.
Fonte: José Ferrater Mora , Dicionário de filosofia

De onde surgem nossos pensamentos?
a) O espírito nos deu as idéias que pensamos? (Abstração)
b) Ou nossas idéias são frutos de conhecimentos que adquirimos de outras pessoas? (Condições materiais)

Para Marx, nós somos produtos do meio concreto (condições materiais) e vai mais além, por meio do processo dialético (das poucas idéias que acolheu de Hegel), concluiu que não só o meio faz a pessoa, mas em contrapartida, a pessoa também faz o meio, por estar em constante mudança.

SENHOR FEUDAL X SERVO
O problema não está no pensamento do senhor feudal, que, logicamente, pensa como senhor de tudo e de todos ao seu redor. O problema está sim no pensamento do servo, que tem que continuar com sua condição servil. Se isso não permanecer dessa forma a condição do senhor feudal ficaria ameaçada.
Em uma sociedade dividida em classes, a idéia que prevalece é a da classe dominante.
A ideologia de Marx era fazer com que o trabalhador pensasse como patrão, o escravo pensar como homem livre.
Conceito de Ideologia – É a inversão da realidade.
Marx acusou que o povo se degradou por não mais encontrar nas condições materiais, nada mais que o agradasse, levando-o a ABSTRAÇÃO (Igreja).
Atualmente, o mundo é midiático. A sofisticação da mídia veio com os novos meios de comunicação, principalmente a televisão, que é o aparelho que faz crer que o que é ali representado é a pura realidade.

segunda-feira 29/03/2010

===================
Por enquanto é só.
===================

Próximas aulas:


segunda-feira 05/04/2010

Um comentário:

  1. Otimo, me ajudou muito em meu desempenho sobre direito!
    Rayane Araujo!
    Muriaé-MG

    ResponderExcluir

Assine o boletim do nosso Blog

ACOMPANHE NOSSO BLOG